logotipo oncomove

MamaMove Gaia AFTER Treatment

JUL/2018 - ABR/2020 - segundas, quartas e sextas

Surgiu com a necessidade de avaliar o impacto na qualidade de vida de um programa de exercício físico supervisionado e adaptado em aulas de grupo, num contexto de ginásio. Destina-se a mulheres que estejam em processo de remissão. São recrutadas em consulta de Oncologia, sendo avaliado em três momentos: em contexto hospitalar, antes de começar o programa e no fim do programa. Já participaram cerca de 80 mulheres, com a possibilidade de prosseguirem depois com o projeto comunitário.

Local: Ginásio Solinca Dragão.

Sponsors: Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), Centro de Reabilitação do Norte (CRN), Câmara Municipal de Gaia (CMG), Universidade de Aveiro (UA), Instituto Superior Universitário da Maia (ISMAI), Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), DGS Direção-Geral da Saúde (DGS), Germano de Sousa - Análises Clínicas‎, Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Investigadora Principal: Ana Joaquim

Noticias desta ação

Benefício do exercício adaptado na qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama

myoncologia.pt - 28/10/2019

No ESMO Congress 2019 foram apresentados os primeiros resultados do ensaio clínico MAMA_MOVE Gaia, um projeto piloto que se propõe a estudar o impacto do exercício físico na mulher sobrevivente de cancro da mama..

saber mais...

MamaMove Gaia ON Treatment

NOV/2018 - JAN/2021

Este programa, procura testar os efeitos do exercício físico supervisionado, em mulheres adultas com diagnóstico de cancro da mama e com decisão terapêutica para realizar quimioterapia curativa com utilização de antraciclinas*. Até à data já foram incluídas mais de 35 doentes, tendo sido recrutados a partir da consulta de Oncologia.

Local: Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho (CHVNG/E), Centro de Reabilitação do Norte (CRN).

Sponsors: Universidade da Beira Interior (UBI), Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), Centro de Reabilitação do Norte (CRN), Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), Direção-Geral da Saúde (DGS).

Investigador Principal: Pedro Antunes

Prostata Move

SET/2019 - JAN/2020

Projeto de investigação baseado em “walking football”, tendo como destinatários, doentes com cancro da próstata sob bloqueio androgénico. Os objetivos principais são a avaliação da exequibilidade, segurança e qualidade de vida dos doentes, tendo como objetivos secundários a avaliação de composição corporal e funcionalidade física. Atualmente mais de 35 participantes, tendo sido recrutados na consulta de Oncologia.

Local: Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia.

Sponsors: Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Universidade da Beira Interior (UBI), Centro de Reabilitação do Norte (CRN), Instituto Superior Universitário da Maia (ISMAI), Câmara Municipal de Gaia (CMG).

Investigadora Principal: Andreia Capela

Noticias desta ação

Vídeo de apresentação do Prostata Move

Canal 11 - 15/01/2020

Preparado pelo Canal 11 e exibido dia 15/1/2020 no Programa Amor à Camisola

saber mais...

Fit4Treat

JUN/2019 - JUN/2021

Este programa destina-se a doentes com cancro de cabeça e pescoço localmente avançado, propostos para tratamento multimodal com intuito curativo (cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia). Até à data foram incluídos cerca de 30 doentes na fase observacional, tendo sido identificados na consulta de grupo e recrutados na consulta de Oncologia ou das outras especialidades de tratamento (Cirurgia Plástica ou Otorrino).

Local: Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.

Sponsors: Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), Centro de Reabilitação do Norte (CRN), Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO, Universidade da Beira Interior (UBI), Instituto Superior Universitário da Maia (ISMAI), Universidade de Aveiro (UA), Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. (FADE/UP)

Investigadores Principais: Catarina Garcia e Inês Leão

Noticias desta ação

Projetos de investigação premiados

Facebook - 07/12/2019

Publicação no facebook sobre dois projetos de investigação liderados pelas médicas internas de Oncologia Médica do CHVNG/E foram premiados com duas bolsas de investigação da Sociedade Portuguesa de Oncologia. A cerimónia decorreu no dia 20 de novembro no 16° Congresso Nacional de Oncologia.

saber mais...